16 março 2013

Além do queijo

O queijo é um alimento feito a base de leite, rico em calcio, proteínas, lipídios e outras tantas coisas mais que não preciso descrever aqui. Imagino que a maioria de nós já sabe um pouco sobre os processos de fabricação do queijo e também de cura, portanto não vou me ater a isso, e sim mostrar o que me interessa neste valioso produto. Hoje fui ao belo Mercado Central de Belo Horizonte e pesquisei um pouco mais sobre este ingrediente. Aconselho a todos fazerem o mesmo: procurem informações sobre cada tipo de queijo, principalmente os que são produzidos aqui em Minas Gerais, pois assim terão informações mais completas sobre cada um. Vocês irão perceber que cada queijo tem suas características e poderão assim começar um processo criativo para elaboração de pratos e composições que agradarão o paladar dos mais exigentes. 
Pesquisando por aí, conheci o trabalho do Bruno Cabral, do site mestrequeijeiro.com.br, e gostei muito de uma experiência que ele fez em suas pesquisas com o queijo artesanal mineiro. Ele cobriu um queijo com cerveja artesanal e deixou refrigerado por 16 dias e após este processo deixou o queijo curando, sem a cerveja, por mais 6 dias em temperatura ambiente. O resultado foi um queijo de sabor intenso e com notas do malte da cerveja. Incrível não é?!?!?! Você poder intervir no sabor do seu queijo dentro da sua própria casa!!! Devo lembrar que ele retirou a casca do queijo na hora do consumo. 
Então, como a idéia foi lançada, comecei meus preparos. Comprei meus queijos favoritos, dividi em 6 potes e coloquei 1 tipo diferente de cerveja em cada pote. Assim os queijos ficarão pelos próximos 15 a 16 dias e no processo de cura, vou escolher 2 deles para fazer algumas defumações a frio.
Se algum destes for aprovado no teste do paladar começarei os testes para utilizar o produto em minha cozinha.
Quando acabar o processo vou fazer um post para mostrar como ficou e quais foram minhas impressões.

Algumas imagens das nossas futuras delícias.

 

Abraços a todos!!

4 comentários:

  1. Otima idéia !

    fala ai se deu certo depois, e como ficou !

    ResponderExcluir
  2. daqui uns 25 dias coloco o post!!! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Pena que demora tanto para provar! hahaha Gostei da ideia, vou fazer em casa...

    ResponderExcluir
  4. Faz tbm Felipe!! Já pensei em fazer com cachaça e vinho. Vinho licoroso tipo Porto tbm deve ficar muito bom!!!

    ResponderExcluir